Quando você pensa em Portugal, o primeiro prato típico que nos vem a cabeça é o Bacalhau. E realmente é possível come-lo em qualquer esquina. O sabor é muito diferente do Brasil, principalmente o bacalhau em posta com azeite de oliva e azeitonas. O sabor é realmente incrível. Mas hoje o meu post é sobre um outro prato típico português: a Francesinha.
O sande (sanduíche, para nós brasileiros) é para quem realmente gosta de pimenta! O prato é servido com o pão de forma mergulhado em um molho a base de tomate e cerveja, piri-piri (pimenta), bife de carne, salsicha, linguiça, fiambre (presunto), queijo, ovo e batata frita (opcional, porém indispensável para mim). O prato é muito saboroso, e é vendido entre € 5 e € 7,90 (versão gourmet com carne de vitela). Também é possível substituir a carne de gado, por carne de porco. Vale a pena experimentar!
A história
A Francesinha é originária da cidade do Porto, em Portugal. Há diversas teorias sobre a criação do prato, mas hoje em dia os créditos são de Daniel Silva. Na década de 1950, ele trabalhou na França e quando retornou a Portugal criou a francesinha com base na tosta francesa, o “croque-monsieur”, e daí surgiu o nome. Em 2011, o lanche foi considerado pelo site americano Aol Travel um dos 10 melhores sanduíches do mundo.
Beijos, Amanda.
Nossa, deu água na boca!!! Experimentei uma no Porto, uma vegetariana uma vez que não como carne e era simplesmente deliciosa. Falei dela e tudo no blog
CurtirCurtir