Quero mudar de país, o que devo fazer?

original-dream-travel-around-the-world-time-2013-04-20-02-44-57-userid-2921

Conheço muitas pessoas com vontade, mas com pouca coragem. Pessoas insatisfeitas de estarem onde estão, infelizes no trabalho e descontentes da vida que levam. Entendo que não é fácil mudar, mas se você não realizar o seu sonho hoje, quando vai fazer? Pode ter certeza que não será aos 70 anos de idade. A vida é uma só e você pode escolher como quer vivê-la. Mudar de país é um sonho possível, basta planejamento. Estou morando há 56 dias em Portugal com meu marido e a cada dia que passa tenho certeza que fiz a coisa mais certa da minha vida. Viajar é incrível, sair da sua zona de conforto, aprender coisas novas, crescer culturalmente é maravilhoso. Se você também está querendo mudar de país, vou dar algumas dicas de como realizar:

  1. O primeiro passo é verificar e reunir todos os seus documentos: fazer uma carteira de identidade nova (com foto atual), fazer o passaporte ou renová-lo.
  2. Pesquisar o melhor destino pra você: Quais línguas você fala? Que cultura você quer conhecer e vive-la? Qual o custo de vida no país que você tem interesse? Pesquise muito, converse com pessoas que moram lá, pergunte no Facebook como é viver naquele país.
  3. A melhor forma de mudar de país com visto de residência é estudar. Se você quer fazer um mestrado, doutorado, essa é a hora. Se você quer aprender uma nova língua ou se tornar fluente em uma que você já fala, você pode procurar escolas de idiomas. Você pode fazer tudo isso sozinho ou então procurar agências especializadas como a World Study (http://www.worldstudy.com.br/) e Central de Intercâmbio (http://www.ci.com.br/). O custo será mais alto, mas se você não sente seguro em fazer sozinho é uma boa opção. Eu e meu marido fizemos tudo sozinhos, pesquisando e indo atrás. Para fazer o visto para Portugal para quem mora em Santa Catarina e no Paraná fica em Curitiba, bem no Centro da cidade (http://www.secomunidades.pt/web/Curitiba). É preciso agendar com bastante antecedência, pois leva em média 30 dias para ficar pronto.
  4. Quarto passo: juntando dinheiro. Você sabia que pode fazer dinheiro com as coisas que você tem em casa? Tire fotos bem legais de cada item (sofá, TV, rádio, quadros, objetos de decoração, bicicleta) e anuncie tudo na OLX (http://www.olx.com.br/), pode acreditar, realmente funciona. Você não tem ideia das coisas que eu vendi. Para fazer o cálculo de quanto custa, veja o estado do objeto, quando custa para comprar um novo e quanto tempo você já usou. Coisas recém compradas, como TV, por exemplo, você pode vender 10% a menos do que pagou. Aí você pode pensar, mas eu gostava tanto da minha TV… Fique calmo, pense que é por uma boa causa. É hora de desapegar. Os seus objetos que te trazem lembranças, você deve guardar. Coloque em caixas e guarde na casa de alguém que confia, pais, irmãos, amigos. Certifique-se de que o lugar em que ficará guardado não é úmido, ou embale bem com plástico bolha. As coisas com mais tempo de uso, doe para quem precisa, eu cheguei a doar mais de 10 sacos gigantes com roupas.
  5. Planeje sua viagem com no mínimo seis meses de antecedência, pois você terá muitas coisas para resolver até lá: tomar as vacinas pedidas pelo país, comprar a passagem área, reservar hotel para os primeiros dias de estada, comprar duas malas grandes para a viagem, organizar seus documentos, diplomas e certificados (traduzir o que for necessário), fazer cópias autenticadas de tudo (passaporte, identidade, diploma, etc). Trocar dinheiro (acompanhe todos os dias a cotação e leia muito sobre economia e política para saber a hora certa de trocar), se despedir das pessoas que gosta, encerrar contratos de celular, TV a cabo, aluguel e etc.  Se prepare para as possíveis taxas cobradas no cancelamento. Respire fundo e siga em frente.

Tudo é possível realizar, basta ter força e vontade para fazer acontecer! Se você tiver alguma outra dúvida pode me mandar email no: contatolivrodeviagens@gmail.com eu respondo com o maior prazer.

Espero ter ajudado um pouquinho.

Beijos, Amanda.

you-only-live-once

Anúncios

2 comentários sobre “Quero mudar de país, o que devo fazer?

  1. Amei o post, Amandinha!! Também vamos nos mudar em breve. Já fechamos nosso pacote para ir em setembro para a Irlanda, passar um ano (a princípio). Estamos mega empolgados pesquisando e planejando tudo! É um sonho que não dá pra passar quando se tem a oportunidade né? Estou muito feliz que estejam gostando daí. Beijos e sucesso com a nova vida e com o blog!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s