Viver em Portugal é…

Roi Douro no Porto, Portugal. Foto: Amanda Corrêa.

Porto, Portugal. Foto: Amanda Corrêa.

Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje vou contar um pouquinho sobre como é viver em Portugal. A verdade é que nós brasileiros sabemos muito pouco sobre o país que nos descobriu. Portugal é um país lindo, cheio de belezas naturais, serras, castelos, praias, parreirais, vinícolas, oliveiras, arquitetura e muita história. Além é claro, da deliciosa gastronomia. O povo português é muito simpático, muito parecido com nós brasileiros. As pessoas dizem palavrão, conversam com estranhos, falam alto, são muito expansivas e acolhedoras.

Braga, Portugal. Foto: Cláudio Abdo.

Braga, Portugal. Foto: Cláudio Abdo.

O meu marido é filho de militar e mudou várias vezes de cidade, e o pai dele certa vez disse: “Sempre chegue de frente para uma cidade”. Isso ficou na minha cabeça e me influenciou muito na hora vir para Braga. Eu vim de cabeça e coração abertos. Eu nunca havia morado fora de Blumenau, mas como uma boa jornalista, sempre questionei se a minha cidade de nascimento não poderia ser melhor, mais bem cuidada, mais funcional, mais ecológica. A verdade é que tudo no Brasil podia ser melhor. Só falta vontade dos governantes. Mas enfim, não quero entrar nos inúmeros problemas do nosso país. Quero falar sobre o meu novo país, o lugar que eu e meu marido escolhemos morar e nos orgulhamos disso a cada dia.

Jardim de Santa Bárbara, Braga, Portugal. Foto: Cláudio Abdo

Jardim de Santa Bárbara, Braga, Portugal. Foto: Cláudio Abdo

Sabe aquela sensação de estar em casa? Pois é, aqui eu encontrei isso, um país muito parecido com o Brasil, só que melhorado. O povo, os sabores, os temperos, nos fazem sentir em casa. O clima é agradável, o transporte público funciona muito bem, as estradas são perfeitas, planejadas, o custo de vida é justo, os alimentos tem menos sódio, menos açúcar e mais qualidade (alguém com certeza se preocupa com a saúde de seus habitantes). A língua é a mesma, porém é super divertida com suas particularidades: rotunda (é rótula), fixe (é legal), esferovite (é isopor), comboio (é trem), autocarro (é ônibus), clementina (é tangerina), prego no prato (é bife a cavalo), entre tantas palavras novas que já estou craque! Em dois meses vivendo em Braga, tenho aprendido muita coisa nova e conhecido pessoas de muitos lugares. Essa troca de experiências e de aprendizado é o que realmente vale a pena na vida. Fico feliz em estar vivendo isso com apenas 27 anos de idade e ainda ter muita coisa para aprender, viver, errar, acertar e tirar lições incríveis para o resto da vida.

Beijos e acompanhem o blog, que sempre trarei novidades pra vocês!

Amanda.

Guimarães, Portugal. Foto: Cláudio Abdo.

Guimarães, Portugal. Foto: Cláudio Abdo.

Rio Douro. Porto, Portugal. Foto: Cláudio Abdo.

Rio Douro. Porto, Portugal. Foto: Cláudio Abdo.

Deixe um comentário

