Principais diferenças entre Portugal e o Brasil

Turismo-en-Aveiro-Portugal-EssenceTurismo

Cidade de Aveiro, a Veneza Portuguesa.

Olá pessoal! Estive sumida, mas aqui estou novamente! Eu e meu marido temos feitos diversos ao vivos no Periscope contando como é viver em Portugal e tirando dúvidas de quem está pensando em vir também. Se você quiser conferir é só seguir @ClaudinhoAbdo e @dandabnu no app Periscope. Normalmente fazemos os ao vivos nos finais de semana. Hoje vou contar sobre as principais diferenças entre Brasil e Portugal, o que mais me chamou atenção, violência vou deixar de fora porque os números do Brasil são monstruosos e mereciam um post só sobre isso. Então vamos lá?

1) Idade para dirigir

Em Portugal é possível começar a dirigir a partir dos 16 anos. Os adolescentes podem dirigir motos de até 125 cilindradas, triciclos, quadriciclos e automóveis pequenos (carros menores, chamados de microcarro com até 50 cilindradas). As categorias para quem tem 16 anos é a A1 e a B1.

No Brasil a idade para dirigir é 18 anos. Você recebe uma Carteira (CHN) provisória e você não pode ter multas no período de um ano.

2) Idade para beber

Em Portugal é possível começar a beber aos 16 anos, mas teoricamente não são todas as bebidas, apenas cerveja e vinho. As bebidas “espirituosas” como vodka e whisky, de maior teor alcoólico, são proibidas para menores de 18 anos.

No Brasil os jovens podem comprar e consumir bebidas alcoólicas apenas com 18 anos de idade.

3) Idade para fumar

A idade para fumar é a mesma nos dois países: 18 anos. Embora em Portugal a idade média para começar a fumar é de 13 anos! Ou seja, crianças já começam a fumar “escondido” muito cedo. E a culpa certamente é dos pais que dão o mal exemplo aos filhos e fumam até dentro dos carros fechados com crianças de colo.

4) Aborto

Em Portugal é permitido o aborto voluntário até a 10ª semana de gravidez. É permitida até a 16ª semana em caso de violação ou crime sexual (não sendo necessário que haja queixa policial). Permitida até às 24 semanas em caso de malformação do feto (inclusive Síndrome de Down) e permitida em qualquer momento da gravidez em caso de risco para a grávida. A interrupção voluntária de gravidez pode ser realizada no sistema nacional de saúde ou nos estabelecimentos de saúde privados autorizados. A grávida passa por acompanhamento psicológico e por um período de reflexão de três dias.

No Brasil o aborto é considerado crime com detenção de um a três anos. Só não é qualificado como crime quando praticado por médico capacitado em três situações: quando há risco de vida para a mulher, quando a gravidez é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico. Nesses casos, o governo Brasileiro fornece gratuitamente o aborto legal pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

5) Maioridade penal

Em Portugal, a responsabilidade penal juvenil ocorre aos 12 anos, sendo os jovens abaixo desta idade penalmente inimputáveis. Os jovens entre 16 e 21 anos estão sujeitos a um Regime Penal Especial, conforme previsto no artigo 9º do Código Penal Português.

No Brasil a maioridade penal é de 18 anos, mas os deputados estão lutando para que baixe para 16 anos. Os grupos de Direitos Humanos são contra.

6) População

Em Portugal são 10.46 milhões de pessoas (2013), no Brasil são 200.4 milhões (2013).

7) Território

Portugal é um país pequeno com 92,212 km² (Para se ter uma ideia o estado de Santa Catarina é maior). Já o Brasil é o quinto maior país do mundo em área territorial com 8.515.767,049 km².

8) Governo

Em Portugal o governo é semipresidencialista. O Presidente da República é o chefe de Estado e é eleito para um mandato de 5 anos. O candidato tem que ser maior de 35 anos e cidadão nacional. O Governo é chefiado pelo primeiro-ministro, que é por regra, o líder do partido mais votado em cada eleição legislativa, e é convidado (nomeado) pelo presidente da República para formar governo.

No Brasil o governo é presidencialista e o mandato dura 4 anos.

9) Voto obrigatório

O voto não é obrigatório em Portugal e podem votar apenas maiores de 18 anos. No Brasil o voto é obrigatório e podem começar a votar aos 16 anos.

10) Analfabetos

Em Portugal são 5,2% de analfabetos (a taxa vem caindo, são cerca de 500 mil portugueses). No Brasil são 8,7% de analfabetos (14 milhões de pessoas), segundo dados da Unesco 2014. No Brasil a taxa de analfabetos vem subindo, passou de 8,3% para 8,7%.

11) Ensino Superior

Em Portugal, 15% da população tem ensino superior. No Brasil apenas 7,9% da população tem ensino superior (Dados IBGE).

E então? O que achou de mais chocante nas diferenças? Deixe sua opinião nos comentários! Abraços, Amanda.

Dicas para mudar de país e começar uma nova vida

Anúncios

2 comentários sobre “Principais diferenças entre Portugal e o Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s