Como fazer o currículo europeu

find-a-job

Se você está querendo concorrer a uma vaga na Europa, deve prestar atenção nas exigências profissionais no continente. O primeiro passo é preparar um ótimo currículo e nos moldes do modelo europeu. Vamos lá? O modelo de currículo mais usado na Europa é o EuroPass. Com ele, suas informações ficam padronizadas e você pode se destacar na candidatura. O site EuroPass é gratuito e você deve criar o curriculum vitae na própria plataforma.

O bom do site é que ele está disponível em diversas línguas. No canto superior direito do site, escolha a língua que pretende se candidatar. Depois disso vá em “Crie o seu CV online”. O próximo passo é preencher suas informações pessoais e profissionais. Você poderá alterar sempre que quiser. Além disso é possível alterar o cargo pretendido para cada envio, isso conta mais pontos com os recursos humanos das empresas.

O site permite foto e esse é um ponto fundamental do seu currículo. A foto precisa ser recente e profissional. A dica é: faça uma foto especifica para o uso profissional. Ela precisa ter um fundo liso, você precisa estar bem arrumado e com roupas adequadas ao ambiente profissional. Para as mulheres: nada de batom vermelho, maquiagem pesada, brincos extravagantes e cores fortes. Escove os cabelos, de um ar profissional e simpático a foto. Para os homens: nada de foto com bebidas, camisas de time, fotos com filhos e esposas. A foto é sua e é profissional. Nessa hora, as suas paixões devem ficar de lado e você deve seguir os padrões da empresa que quer trabalhar.

O mesmo serve para fotos no Linkedin. A foto pode ser a mesma e ajuda na localização de seu currículo online. O seu perfil no site do Linkedin deve estar sempre atualizado. Sua apresentação deve ser direta, descrevendo quem você é profissionalmente e que cargo ou desafios busca. Se você fala outras línguas, coloque a versão traduzida também.

Outra dica importante é cuidar com o que você posta em suas redes sociais. Muitos profissionais de recursos humanos pesquisam você no Facebook. Então, tenha muito cuidado com fotos com bebidas, posts de discriminação racial, de gênero ou orientação sexual.

Na parte “Experiência profissional” você não precisa colocar todos os trabalhos que teve. Coloque os principais, de maior destaque. Descreva sua função em no máximo cinco linhas, seja coeso.

Em “Educação e Formação” coloque o nome de seu curso, instituição, período e as principais matérias que cursou.

Nas “Competências” não esqueça de colocar espírito de equipe, organização e pontos positivos que você tenha dentro de instituições.

Leia muito para que não tenha nenhum erro de digitação e no final coloque em “Descarregar”. Ele vai salvar a versão em PDF, pronta para ser enviada. O site já salva com o seu nome e data de criação do currículo. Lembre-se sempre de atualizar o cargo pretendido, de acordo com a vaga.

Confira Vagas de emprego na Europa: Emprego no Mundo

Beijinhos e boa sorte!

Amanda Corrêa

Anúncios

Um comentário sobre “Como fazer o currículo europeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s